sexta-feira, 2 de maio de 2014

Pensamentos: Querer ganhar dinheiro é crime?

Um dia eu perguntei para minha professora de literatura (que se diz ser uma amante de livros, o que eu facilmente acredito) se ela lia livros de hoje em dia. Ela me disse que não lia, achava a literatura atual muito comercial. E foi aí que eu pensei "querer viver de escrever livros é ruim?" logo me lembrei de 1001 outras coisas e pensei "querer ganhar dinheiro é crime?"
Hoje em dia tem muita gente que consegue viver somente produzindo vídeos para o YouTube. Mas ainda sim, tem muitos comentários de gente falando que as pessoas não deviam ganhar dinheiro, que isso os corrompe?
Mas... Por quê? Qual o problema?
O gasto que se tem para fazer um vídeo, livro, música, escultura e outros é grande. Seja para comprar material, seja para publicar ou seja para gravar. Custa muito dinheiro. Qual o problema da pessoa querer viver disso? Artista é um tipo de ser divino que não tem necessidades a não ser fazer arte?
Eu entendo o que ela quis dizer, que foi algo como "a literatura perdeu sua arte". Mas oras, pelo menos hoje em dia, diferente de antes, um escritor (mas tem que ser bom em) pode se focar para os livros, não para outros trabalhos. E para ele viver da venda dos livros, mais gente têm que comprar,o que faz com que, de um jeito ou de outro, mais pessoas tenham acesso a livros.
Entendam, ser músico É trabalho, ser ator É trabalho, ser pintor É trabalho, ser videomaker É trabalho. Ser artista É trabalho.
Por isso, os artistas deveriam ganhar dinheiro, sem serem julgados por quererem dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário